segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Editando fotos

O costume mata a gente. Deixa a gente preguiçosa. Essa é a minha conclusão ao usar o Irfanview para editar fotos. Ele tem a grande vantagem de ser levíssimo – em segundos o programa é carregado. Mas, pra quem está acostumado com o Photoshop, todo o resto acaba sendo mais trabalhoso. Não pela ferramenta em si, mas por ter que ficar procurando onde fazer as coisas.

No mais, pra edição de fotos no dia-a-dia e para jornalismo online, onde não há a necessidade de grandes tratamentos, o Irfanview é, sim, uma mão na roda. A única coisa que realmente atrapalha em relação ao Photoshop é o fato de não abrir duas fotos simultaneamente, para compará-las (exatamente como faz o pré-histórico Paint).

Aliás, ele é bem parecido com o Paint – ou eu que desconheço tanto as funções dele como as do Paint?

Redimensionar foi tranquilo. Coloco aqui a foto original de um lindo entardecer visto da minha casa, e a editada (a de baixo). Cliquem para ver o tamanho de cada uma delas, já que aqui no blog a primeira não ia caber no layout:

Original


Editada



Cortar é que foi mais difícil, pois não achei a opção de criar um novo arquivo. Como disse, pode ser ignorância minha a respeito da ferramenta. Aliás, DEVE ser.
Eu tinha essa foto da Igreja Matriz São Sebastião, de Catanduvas. Queria deixá-la mais “limpa” e destacar mais a igreja em si.




Selecionei a área desejada e dei o cortar. A foto original ficou com um buraco e não apareceu nenhuma opção do que eu podia fazer com aquela figura que ficou na área de transferência. Acostumada que estou com o PS, tentei criar um novo, não consegui. Aí fiz à moda “portuguesa”: reduzi significativamente a foto original, que ficou bem pequena, e colei por cima a seleção que tinha feito. Dei um salvar como e, voilà, funcionou. Eis o resultado:


Nenhum comentário: